TRASNPARÊNCIA PARA INTEGRAR I

02/05/2011 19:12

 Transparência para Integrar I

 

Com pé-direito imponente e grandes aberturas em vidro, a casa de praia de estética minimalista desfruta os benefícios do sol o ano inteiro
Texto: Juliana Farano / Fotos: Marcelo Scandaroli

 

"A fluidez dos espaços foi o conceito que norteou o projeto"

Os proprietários de um terreno de 2 mil m2 no Guarujá, litoral de São Paulo, tinham em mente uma casa com ares informais. O jovem casal com três filhos adolescentes queria um espaço onde a convivência fosse colocada em primeiro plano. "A solicitação era para que a casa tivesse grande integração visual entre os ambientes. Dessa forma, a fluidez dos espaços foi o conceito que norteou o projeto", conta a arquiteta Marí Aní Oglouyan.

Imponente, a obra levou 18 meses para ficar pronta e, olhando de longe, ficou parecida com uma caixa de vidro, permanentemente banhada pelo sol. Depois de subir a alvenaria tradicional, grandes painéis foram fixados pelo sistema "spider", que permite uma interferência menor de outros materiais na composição. Persianas automatizadas controlam a luminosidade.

Com pé-direito que chega a 6,80 m e arquitetura que privilegia linhas retas e exatas, a residência conta com 15 cômodos distribuídos em dois pavimentos e uma área de lazer com quadra, piscina, academia, spa e churrasqueira gourmet.

 

É do living que se tem a impressão maior de se estar dentro de uma "caixa de vidro". aproveitando o pé-direito duplo que chega a 6,80 m de altura, o pedido de máxima integração visual foi atendido por meio da fixação de grandes painéis pelo sistema "spider" e com caixilhos e portas de correr que permitem total abertura das folhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os grandes vãos entre um ambiente e outro foram feitos em vidro, com caixilhos que permitem a abertura quase que total dos painéis, contribuindo para a integração entre os espaços e a circulação informal pela casa.

 


 

 

 O espelho- d'água (acima) faz a ligação entre a sala de estar, o home theater, a lareira e a escada que leva ao pavimento superior. A instalação foi executada como se fosse uma piscina, impermeabilizada e revestida com pastilhas Jatobá.

 

 

 

 

FONTE: REVISTA CASA E CONTRUÇÃO