THE HOUSEWIFE

21/06/2011 21:25

Dona de Casa Possíveis


Foto fonte
A profissão mais antiga e difícil do mundo é ser dona de casa. A mulher trabalha, trabalha e trabalha. Não tem férias, não tem 13º salário, nunca é promovida, dificilmente recebe elogios ou é reconhecida.
 
Não é registrada nem recebe salário, mas tem vários patrões: Marido, filhos, às vezes até os netos dentre outros parentes que possam morar juntos.
 
Tenho certeza de que todos estão carecas de saber que ser dona de casa é de longe o trabalho mais difícil e importante do mundo. Num trabalho remunerado, apenas para citar um exemplo, qualquer gripinha já é motivo pra faltar, mas a dona de casa não pode faltar, os patões não aceitam atestado.
 

 

Está no Congresso um projeto que pode facilitar a aposentadoria das donas de casa de baixa renda. Se esse projeto for aprovado, as donas de casa que completarem 60 anos até 2014 podem conseguir o benefício com menos tempo de contribuição.

 

Semana passada li uma noticia (de março passado) de que a Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), hoje ministra da Casa Civil, apresentou um projeto de lei que tenta regulamentar o período de carência para que a dona de casa possa aderir ao regime da Previdência Social e se aposentar a partir dele.
 
A noticia é boa e com certeza vai ajudar e beneficiar milhões de mulheres de todas as idades, mas ainda é pouco.
 
Porque vamos combinar heim, mesmo que você seja uma médica dedicada ou uma advogada competente, e tiver uma casa, marido ou filhos, continua da sua responsabilidade a alimentação e todos os outros cuidados básicos que um lar requer.
Oh! Eles (os companheiros) ajudam sim, fazem uma compra de mercado ali, trocam fraldas, pegam a criança na escola, mas não se responsabilizam por pensar e organizar a casa. Não são eles que contratam a empregada doméstica, nem quem passam a roupa, nem quem compra a roupa para as crianças porque o inverno está chegando.
 
Lógico, as coisas estão mudando e já tá chegando a hora em que o homem que tiver vergonha de lavar a louça vai virar motivo de piada entre os amigos.
Mas a gente precisa muito mais! Os homens não podem só “ajudar” dentro de casa. Eles têm que virar donos da casa, junto com as mulheres. Senão, o trabalho da mulher vai ser frustrante mesmo, seja no mercado de trabalho, seja dentro de casa. Palavra de especialista.
 
Esse discurso – de que a mulher pode tudo hoje em dia – não se comprova na realidade prática, e isso não é a minha opinião, são estatísticas muito fáceis, aliás, de encontrar pela web ou entre pessoas que você conhece.
 
O que eu vejo como problema é que a mulher entrou no mercado de trabalho, mas o homem ainda não entrou ‘na casa’. Definitivamente eles ainda não assumiram essas responsabilidades domésticas, eles só “ajudam”.
 
O trabalho doméstico não é um favor, é um trabalho que deve ser feito, pode até ser de graça, mas precisa sem encarado pelo casal, cuidar de uma casa é vital e educar os filhos é um trabalho complexo e muito valoroso.
 
Ando vendo nos últimos tempos que os relacionamentos familiares andam fora de sintonia com a realidade, acho até que muitas das brigas e desentendimentos entre os casais modernos se dão porque não há cooperação, e sim competição. Competição de quem se destaca mais profissionalmente, de quem ganha mais, de quem manda mais, de quem “não” vai lavar a louça…
 
Eu demorei anos para ter uma rotina doméstica adequada e continuo aprendendo.
 

 

Seja uma mulher sábia cumadi!
Se você não casou ou juntou  ainda: Não se dedique apenas em aprender uma profissão, aprenda tudo o que puder sobre os cuidados de uma casa. Parece que hoje ninguém sabe fazer nada dentro de casa.
Se você já é casada: Seja organizada e tenha dias específicos para cada tarefa. Quando temos disciplina, administramos melhor o nosso tempo.
Se você tem filhos pequenos: Ensine-os desde já a serem organizados. Eles serão agradecidos a você no futuro, ao se sentirem capazes e prontos para cuidar de uma casa e enfrentar qualquer parada. Sozinhos ou do lado de alguém.
 
E por falar em filhos, quantas de vocês estão ensinando seus filhos a ajudar em alguma tarefa doméstica?
Não estou falando em colocar as crianças pra fazer a faxina, por favor, nada de exageros! Mas em ajudar naquelas coisas simples, como secar uma louça, estender o lençol na cama, organizar os brinquedos depois de usá-los... Você já pensou sobre isso?
 
Para as que não têm filhos, proponho um exercício simples. De uma olhada em volta e observem as famílias que conhece. Em alguma delas, você vê os meninos ajudando na rotina doméstica? Difícil, não é? Cadê a educação, respeito e espírito de colaboração?
 
Com esta nova realidade, em que pais e mães passam maior parte do dia fora de casa trabalhando, as tarefas domésticas estão virando, novamente, exclusividade das mulheres, das empregadas, olha o preconceito ai de novo.

 

Well, depois não reclamem que o machismo se perpetue para todo o sempre; Enquanto as famílias educarem seus filhos para serem príncipes, terá esta situação que ainda vigora neste planeta.
É pra fazer pensar, não é?
 
Boa semana para todos.