TERRARIO DE PAREDE: FAÇA O SEU
Terrario de parede, como fazer o seu
![]() |
Já falamos um montão sobre Terrarios e plantas aéreas cultivadas em vidros, e hoje vamos ver mais uma dica interessante de como ter em casa esse jardim fácil de montar e que exige quase nada de cuidados, bem na sua parede. |
Antes, caso você queira aprender mais sobre terrarios, leia essa nosso artigo anterior, clique: Terrario, um jardim para quem não tem tempo.
A dica da Amanda do blog Ruffled ensina a fazer o terrario de parede usando latas novas, mas nada impede que você reaproveite alguma embalagem que tenha em casa, reciclando e tendo uma atitude sustentável.
Como fazer
![]() |
Separe:
|
A Amanda usou latas que já possuem a tampa transparente. Ela retirou a parte transparente das tampas, cortou na metade e recolocou. Se você conseguir somente tampas fechadas de metal, pode cortar a parte de cima com ferramentas como a Dremel ou até com estiletes, pois essas tampas costumam ser fáceis de cortar. Lixe as bordas para evitar que fique cortante.
A parte do suporte transparente pode ser feita com acrílico, que conseguimos em lojas especializadas nesse material e que são fáceis de encontrar. Normalmente essas lojas já cortam sob medida. É só levar o tamanho num molde e depois colar pela parte de dentro da tampa, usando cola de silicone. Cola quente de boa qualidade também funciona. Aguarde que a colagem se complete totalmente.
Agora precisamos colar a tampa na lata, e para fazer com que a colagem fique firme a dica é envolver a borda da lata com fita crepe. Depois aplique cola de contato nas duas partes e aguarde o tempo necessário até poder junta-las. | ![]() |
Para pendurar na parede você pode usar um parafuso com bucha.
Lata com tampa colada, agora é só montar o terrario.
![]() |
Comece colocando o cascalho até uma boa altura, e depois o musgo e as plantas. |
Se escolher usar plantas aéreas, como da foto, não há necessidade de colocar terra, somente o musgo é suficiente. Se optar pelos cactos e suculentas, coloque sobre o cascalho um pouco de terra preparada, plante o cactos e coloque musgo por cima. Grãos de carvão ativado no cascalho previnem o limo.
Cascalho, musgo e plantas você compra em casas de jardinagem e floriculturas. O carvão ativado, em lojas que possuem produtos para aquários.
A Amanda ainda dá a dica de pintar o fundo da lata para dar um toque extra, mas isso é opcional.
Dê uma espiada também em como fazer um terrario num recipiente de vinil, clique e leia.
De resto lembre que essas plantas não precisam de muita água pra sobreviver, então não exagere.
Fonte: Ruffled