SAIA PLISSADA

25/07/2011 17:39

Saia Plissada – Como Usar

Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br:

Desde Marilyn Monroe, na década de 50, que eternizou o modelo numa famosa cena do cinema, que o romântico e feminino estilo plissado ou pleated, como é chamado em inglês, passou a ser a peça chave das mulheres que desejam um toque a mais de charme, elegância e também uma pitada de sensualidade discreta à suas produções. Criado na década de 20, o plissado andou um pouco sumido das araras das lojas e passarelas, até o ano passado, quando voltou com tudo à moda, e parece que vai durar um bom tempo novamente.

Tida como um conjunto de pregas, também conhecidas como plissê, o plissado podem ser encontradas em todos as cores, tecidos, padronagens e texturas diferentes, também podem ser usadas por mulheres de variados formatos de corpo, atentando, claro, ao seu biótipo e ao que realmente le cai bem e favorece. Hit do momento, já é possível encontrar as saias plissadas muito facilmente nas coleções de quase todas as marcas.

Em comprimentos que variam desde as super curtas, bem ao estilo preppy/colegial, até os modelos médios ao midi e longos, as  saias plissadas, mesmo lindas, são um pouco arriscadas, e  necessitam algumas dicas para ser usadas. Por exemplo, elas podem ser perigosas para as mulheres mais voluptuosas, de quadris largos e bumbum grande; mas isso não quer dizer que elas não possam aproveitar a tendência, só é preciso tomar cuidado para optar por saias plissadas feitas em tecidos mais leves e fluidos, que não agregam muito volume nessas áreas, além de preferir modelos em comprimento médio, na altura dos joelhos.

Para as baixinhas, a dica é ficar longe de saias plissadas no comprimento midi, que fica no meio da canela. Apesar de ser tendência forte, esse comprimento é indicado para mulheres altas; onde, sendo usado em mulheres mais baixas, pode acabar achatando a silhueta e diminuindo ainda mais a estatura. No lugar, o ideal é investir no comprimento curto (acima do joelho) ou ainda longo.

Nos pés, o modelo plissado fica uma graça e ultra feminino com sapatilhas, sapatos estilo boneca, peep toes, scarpins e sandálias abotinadas, que deixem o pé à mostra. Para fazer um estilo mais ousado e moderninho, também pode apostar no contraste da peça com sapatos mais pesados, como ankle boots, coturnos, all star e oxfords, além de meias-calças, fica lindo e muito feminino.

Se for alta e magra, pode abusar do comprimento e se jogar nas saias plissadas de todos os tamanhos, contudo, se não gostar de exibir as pernas, por achá-las finas demais, aposte nas saias longas e de comprimento  midi coloridas e com estampas, que dão maior sensação de volume ao corpo.

As saias plissadas permitem criar diversos tipos de loks, dos mais girlie aos com mais atitude, despojados e sofisticados. Elas caem bem com blazers mais acinturados, cardigãs, suéteres, camisetas (que podem ser usadas tanto por dentro quanto por fora da saia), blusas e camisas fluidas, de renda e com casacos mais pesados.

Veja abaixo algums modelos com looks usando saia plissada e inspire-se!

saia-plissada-como-usar-7 saia-plissada-como-usar-6 saia-plissada-como-usar-5 saia-plissada-como-usar-4 saia-plissada-como-usar-3 saia-plissada-como-usar-2

 

Por Malanny Serejo / fotos : reprodução