O PRIMEIRO VIDEO GAME DO MUNDO

19/06/2011 16:59

O primeiro videogame do mundo


Em 1958, William Higinbotham (chefe do Laboratório Nacional de Brookhaven localizado em Nova York) descobriu que um dos computadores do laboratório, um osciloscópio, podia calcular trajetórias de mísseis balísticos. Ele trabalhou para que fosse possível interagir com os gráficos apresentados no ecrã e, após três semanas, ele o havia feito.

Em 15 de Outubro daquele mesmo ano nasceu o Tênis para Dois (Tennis for Two). Era um game extremamente simples e inovador. Baseava-se em girar o botão rotatório do controle de alumínio para escolher o ângulo, e pressionar o botão para que a bola (um ponto piscante) fosse arremessada para o outro lado da rede, representado por uma linha vertical. Os circuitos calculavam a velocidade e força com que a bola era lançada. Acertar a bola emitia um som. Dizem que o Pong foi baseado nesse jogo.

Era um jogo tão simples que era possível manter a bola continuamente no ar bastando para isso pressionar inúmeras vezes o botão. O game também não marcava pontos. Ninguém se importava com esses detalhes, pois o game era divertido. Quando foi anunciado no dia anual dos visitantes podiam se formar extensas filas para jogá-lo. O game agradou principalmente os mais jovens.

Apesar de Nolan Bushnell, fundador da Atari, ser reconhecido como o "pai" dos videogames, foi Higinbotham que o inventou.

 

Higinbotham nunca se preocupou em registrar a patente de seu jogo, argumentando que mesmo que a registrasse, os lucros iriam somente para o governo, devido a instituição que ele trabalhava. Ele teria pequena participação nas disputas jurídicas envolvendo a Magnavox, que obteve a patente do primeiro videogame, o Odyssey. William Higinbotham, somente décadas após sua criação, Tennis for Two, começa a ocupar um importante lugar na história da computação.