DICAS PARA ESCOLHER O TAPETE CERTO
COMO ESCOLHER O TAPETE
1. Escolhendo o tamanho adequado
Delimitar ambientes e torná-los aconchegantes são apenas algumas das funções de um tapete.
Para definir o tamanho adequado para o seu tapete, considere que ele deverá abranger a área em que está disposta a maioria dos móveis daquele ambiente. Por exemplo, em uma sala de estar, home theater ou living, o ideal é que ele compreenda toda a área com poltronas, mesa de centro e se estenda sob o sofá, até o meio dele.
Em uma sala de jantar, o tapete deve abranger a área da mesa e também das cadeiras quando estão afastadas, a fim de não enroscar quando as pessoas se sentarem ou levantarem.
Nos quartos, cada vez mais, o tradicional tapete na lateral da cama dá lugar a modelos maiores, que se estendem sob a cama, até o centro.
2. Cores e Estampas
Cores, estampas, listras, couro, sintéticos, naturais, pelos baixos, pelos altos… Há uma infinidade de opções e certamente uma delas combina com o seu ambiente e com o seu estilo de vida.
O tapete pode seguir as demais cores presentes no ambiente. Contudo, para valorizar a decoração é interessante criar contrastes, ainda que sutis, entre o piso, o tapete e a mobília.
Assim sendo, pisos escuros e padrões amadeirados são valorizados pela adoção de tapetes em tonalidades mais claras. Já os pisos brancos, beges e off white recebem muito bem tapetes em cores mais escuras e quentes.
Um tapete estampado requer cuidado na combinação. Prefira usá-lo com estofados lisos e peças mais discretas.
3. A Limpeza
Pensar na rotina de limpeza também é um passo importante na escolha do tapete. Pessoas alérgicas e com dificuldades respiratórias devem procurar materiais mais fáceis e simples de manter, tapetes de pelos mais baixos e materiais tratados com produtos antiácaros.
O aspirador de pó é um aliado eficiente na limpeza de qualquer modelo de tapete.
Não esqueça de observar sempre as instruções do fabricante para a limpeza e lavagem da peça. Assim você poderá usufruir do seu tapete por muito tempo.