DECORE SUA VARANDA PARA RECEBER

26/05/2011 13:40

VARANDAS PARA RECEBER
Três estilos diferentes, mas com a mesma função: acolher amigos e familiares com muito conforto

Luxuosa, despojada, com muito ou pouco paisagismo, espaços definidos e área gourmet. Independentemente do estilo, o elo comum entre os proprietários desses espaços era o desejo de ter uma varanda aconchegante e equipada, para que o encontro com amigos e familiares se tornasse um momento ainda mais prazeroso. Na verdade, trata-se de uma tendência que se firmou. A arquiteta Christina Hamoui ressalta que os novos projetos residenciais estão privilegiando varandas maiores, incluindo espaço gourmet. “Hoje em dia a varanda tornou-se um ponto importante e supervalorizado, pois as pessoas estão preferindo receber em casa em vez de sair”, complementa.

 

 

 

 

 

Para ganhar mais conforto, eliminando o vento e ruído excessivos, uma boa alternativa é fechar a varanda. Para não atrapalhar a fachada do edifício, os sistemas de fechamento com vidro são os mais utilizados. Para a arquiteta Heloísa Dabus, o ideal é adotar vidros sem caixilhos, que possam ter 100% de abertura para realmente configurar uma varanda. “Muitos proprietários me questionam sobre fechar a varanda e incorporá-la à sala. Sou contra, pelo fato de a varanda fazer a ligação entre o interno e o externo, e por proporcionar um efeito diferenciado nos apartamentos atuais”, defende. Porém, no caso de varandas com pé-direito alto, é preciso antes avaliar o custo do envidraçamento completo.

 

O que vale mesmo é fazer da varanda um espaço útil, um local de relaxamento, com paisagismo, decoração apropriada e espaço para receber os amigos. Veja as soluções adotadas e inspire-se nos três projetos que mostramos a seguir.

 

 

Receber com requinte os amigos para noites de muito bate-papo, desfrutando a vista privilegiada do skyline de São Paulo. Esse foi o pedido dos proprietários desse apartamento para a arquiteta Vivian Calissi. Para atendê-los ela fez uma reforma estrutural, elevando o pé-direito e fechando a sacada com esquadrias e vidro. O piso dessa varanda de 14 m² foi mantido, transformando-se em uma extensão da sala de jantar anexa, ligada pelo pequeno bar. O toque final de sofisticação foi dado pelo lustre (Puntoluce) de 1 m de diâmetro que ilumina o ambiente.

 

 

Espaço é o que não falta nessa varanda de 41,30 m². Depois da entrega do imóvel, a arquiteta Heloísa Dabus a segmentou em dois espaços (Level Construtora e Reformas), criando uma área de refeição, com espaço para o café da manhã e churrasqueira (modulados da Segatto), e outra de convívio, inserindo um futon para descanso em um deque de madeira cumaru e um ambiente de estar com sofá e poltronas. Para o fechamento foi utilizado o vidro temperado incolor 10 mm (Verelux Envidraçamento de Sacadas). “É um sistema europeu de envidraçamento com 98% de vedação do ambiente em relação à água e vento e até 70% de diminuição de ruídos”, afirma a arquiteta.

 

Nesse projeto, a arquiteta Christina Hamoui atendeu à solicitação dos proprietários de criar uma ambientação mais leve e rústica, diferente do restante da residência, que é mais formal, para transformar a varanda de 40 m² em um espaço adequado para receber os amigos. O elegante piso de mármore crema marfil foi mantido na reforma. A arquiteta redistribuiu as plantas e optou por móveis de fibra natural, deixando a decoração despojada.