DE CAPA MAS SEM ESPADA

28/09/2011 11:29

De capa, mas sem espada!!!!

 

Capa de sofá é assunto sério! Sério demais! A linha entre o desastre e o sucesso é muito, muito tênue.
 
Por este motivo, resolvi publicar um post sobre capas para sofá e mostar algumas ideias.
 
Muitas lojas disponibilizam modelos com as respectivas capas, ficando à escolha do cliente adquiri-las ou não, no momento da compra do estofado. Nesse caso, a capa é feita sob medida, considerando as dimensões e o modelo do estofado, se ajusta perfeitamente e não há o que falar. Fica igualzinho à foto das revistas!
 
É o caso, por exemplo do sofá Eugene, que aparece na foto abaixo, da Tok Stok. As opções de capa, você vê aqui.
 
 
 
 
A capa também se molda perfeitamente se for feita sob encomenda, com  costureira ou tapeceiro. É só tirar as medidas do estofado, considerando todas as características do modelo, e o caimento será perfeito. A questão é que uma capa sob encomenda pode ter um preço próximo de um novo revestimento.
 
(imagem: Sultan)
 
As capas disponíveis à pronta entrega, em lojas, não se adaptarão da mesma forma ao seu estofado, mas são uma opção também.

Os modelos à pronta entrega dispõem de elásticos ou tecidos com elastano para se ajustarem aos mais variados modelos. Em estofados mais arredondados, com encosto alto, almofadas soltas, braços e detalhes, pode ser que o ajuste não seja muito perfeito. Já os modelos mais retos, sem muitos detalhes e sem peças soltas costumam receber melhor estas capas prontas.
 
As razões que motivam a colocar uma capa sobre o sofá são muitas: um novo visual para a peça, proteger o tecido, esconder desgastes, etc. Por isso, você não deve se prender apenas à tradicional capa de sarja branca que aparece retratada em inúmeras revistas e sites, embora ela seja, realmente, muito prática.
 
É claro, a capa de sarja branca, como na foto abaixo, se adapta bem à maioria dos ambientes e modelos, é de fácil manutenção e resistente. Mas não é a única opção.
 
(imagem: Decorpad)
 
Mesmo na tradicional Feira de Milão pintaram opções bem resistentes e modernas, como estas da Eastpack x Quinze & Milan. Não são lindas?
 
 
 
 
 
 
E o que dizer destes estofados com capa, concebidos por Konstantin Grcic, batizados Cape? Aparentam serem apenas um tecido "jogado" sobre o sofá.  
 

 
Há espaço até para nuvens na feira de Milão... Poltrona da Moroso, com design de Tokujin Yoshioka. Olhando assim, a confecção não lembra aquelas capas enrugadinhas cheias de elástico???
 

E se você acha que isso é a coisa mais esquisita que pode pintar em Milão, se engana! Lembra dos bancos de táxi com aquelas capas de contas de madeira? Ah, não lembra??? Depois da foto abaixo, você certamente lembrará.




Mantas, tecidos, panôs, peças artesanais feitas com patchwork, crochê e tricô também são ideias um novo make no sofá antigo. Use a criatividade, experimente, ouse.
 
Inovar nos tecidos para confecção das tradicionais capas também é boa ideia. Além da sarja, o denim (jeans) e o linho são boas opções. Nos tecidos de alfaiataria você também pode encontrar boas opções: veludos, microfibras (já imaginou que lindo um sofá risca de giz?), lãs...
 
O que vale para a feira de design mais famosa do mundo também pode entrar na composição do seu ambiente - criatividade!
 
Não custa lembrar que um resultado bacana será mais fácil se a capa escolhida estiver no contexto do ambiente.