COZINHA GOURMET, várias idéias pra você

26/05/2011 14:02

COZINHA DOS SONHOS


Para ter uma cozinha integrada ou a tão desejada cozinha gourmet é importante considerar fatores que resultem, além da estética, em funcionalidade

A designer de interiores Marília Veiga desenhou uma cozinha moderna e refinada, nada convencional, mas funcionalipara preparar alimentos, armazená-los em armários bem distribuídos e munida de eletrodomésticos da mais alta tecnologia. Segundo Marília, “tudo está preparado para que o chef dê o seu show”. Silestone Branco e madeira laqueada em tom de Jade (Segatto) dão um tom sofisticado à composição.

 

 

 

 

 

A cozinha concebida pela arquiteta Sandra Montero harmoniza vários materiais, criando um ambiente agradável e convidativo. Pastilhas (De Stijl) delimitam a área da bancada com cooktop, coifa e outros acessórios, destacando-se no piso de marmoglass branco. Além de funcional, o ambiente integra a ala social, com tevê LCD para o entretenimento de moradores e convidados.

 

É verdade que a cozinha foi, durante longo período, um local privativo aos funcionários e às donas de casa mais dedicadas. No entanto, com o passar do tempo e o lançamento de aparelhos mais modernos e funcionais, somados à tendência de reunir os amigos em torno do fogão para o preparo compartilhado das refeições, as cozinhas foram alçadas ao status gourmet e hoje chegam a ser, verdadeiramente, o coração da casa, revelando novos chefs que se multiplicam diariamente. Mas ter uma cozinha integrada à área social requer um estudo minucioso das necessidades dos moradores e também da funcionalidade do espaço, para que os melhores resultados sejam atingidos.

 

O arquiteto João Seggato adota como princípio fazer um briefing com os proprietários para identificar exatamente quais são suas necessidades. Dessa forma, o projeto já se inicia totalmente voltado para o conforto. Segundo Seggato, algumas regras podem ajudar a projetar cozinhas cada vez mais funcionais e bonitas. “Os eletrodomésticos devem estar posicionados de maneira que o usuário não se desloque muito para utilizálos”, orienta. “Cooktop ou fogão devem estar próximos à geladeira e ao freezer; coluna de forno e microondas sempre devem ter apoio lateral,” complementa.

 

 

Totalmente integrada à ala social, o espaço gourmet possibilita que o chef esteja incluído nas reuniões durante o preparo dos alimentos. Da mistura de madeira com os acabamentos em preto e aço escovado resulta o ar moderno, aconchegante e funcional. A nota de contraste vem da mesa de laca barbante (Marcenaria Arthem) e das cadeiras califa, de fibra de vidro branca (City Design).

 

 

A cozinha projetada por Lupatini Lima Ramos Arquitetos Associados integra-se perfeitamente à ala social por meio das cores e materiais utilizados. Uma estante disfarça a viga que não pôde ser retirada e serve de apoio para a iluminação. O marmoglass branco da bancada (Brumóveis) com detalhes de granito preto e sobretampo de cristal de 19 mm dá o tom sofisticado da composição.

 

 

 

A cozinha projetada por Lupatini Lima Ramos Arquitetos Associados integra-se perfeitamente à ala social por meio das cores e materiais utilizados. Uma estante disfarça a viga que não pôde ser retirada e serve de apoio para a iluminação. O marmoglass branco da bancada (Brumóveis) com detalhes de granito preto e sobretampo de cristal de 19 mm dá o tom sofisticado da composição.

 

 

Outra questão importante é a ventilação. Por lei, ela deve corresponder a 15% da área total da cozinha, como revela a arquiteta Vanessa Trad. A forma como a ventilação pode ser projetada, no entanto, pode variar de janelas comuns a portas de correr e outros elementos. Porém, Vanessa confessa que, ao solicitarem projetos, as donas de casa - e suas colaboradoras do lar -preferem que a janela não fique posicionada em cima da pia, por que, para acessar a janela no momento da limpeza, a pia se transforma em um enorme obstáculo. Porém, as construtoras adotam essa localização de janelas e pias quase como padrão, o que, para João Segatto, pode colaborar muito para o conforto visual do usuário.


Vale lembrar que cozinhas americanas, integradas à área social, requerem cuidados e materiais diversificados. Como farão parte da decoração, devem ser compostas por revestimentos e elementos mais sofisticados, que estejam visualmente integrados ao restante dos ambientes com os quais se relacionam. Além disso, a preocupação com a correta exaustão por meio de coifas é fundamental para impedir que a casa ganhe o odor dos alimentos em preparado. Outro ponto a ser discutido é a viabilidade dessas cozinhas, pois, se estiverem em constante uso, podem interferir na harmonia do ambiente social.

 

 

 


Hoje também é possível variar incrivelmente os tipos de revestimentos e materiais utilizados na composição da cozinha, além de tirar proveito da iluminação, misturando luzes quentes e frias para dar um visual mais agradável ao ambiente. Vidro serigrafado, resinas, pastilhas, pedras e até mesmo papéis de parede podem ser incorporados para fazer do ambiente mais gostoso da casa também o mais bonito.

 

 

Moderna, com toques de descontração e cor, a ampla cozinha (armários Kitchens) concebida pela arquiteta Gislene Lopes abusa dos tons metalizados para dar um ar super contemporâneo ao espaço, reforçado pela coifa oval (Belíssimo) e pelo Silestone negro estelar (MG Mármores) que se estende por toda a bancada, onde estão também o cooktop e a área para refeições.

 

A horizontalidade da cozinha concebida pela arquiteta Jóia Bérgamo e a disposição dos eletrodomésticos facilitam a circulação e o preparo dos alimentos. Os armários (Kitchens) dispostos na parede oposta à área molhada adotam cores básicas e complementares - preto, prata e branco. Em uma das extremidades uma área para refeições rápidas se tornou um espaço convidativo.

 

Proposta de bancada customizada da Mekal, equipada com refrigerador, cooktop e forno da Viking, coifa com estrutura funcional da Tuboar e prateleiras de aço inox. O destaque fica por conta dos acessórios exclusivos que podem ser incorporados para criar uma cozinha gourmet de verdade: porta-temperos, tábua de corte, porta-facas, escorredor de talheres e de pratos. Feitos em medida padrão, os acessórios permitem total mobilidade durante o projeto.