COMO PAGAR INSS AUTÔNOMO

03/05/2011 15:25

Como Pagar INSS Autônomo 2011

pagar

Todo trabalhador brasileiro tem direito a uma aposentadoria no futuro, e outros tipos de benefícios garantidos por lei. E para que possamos garantir tais benefícios no futuro, devemos contribuir para a Previdência Social. Todas as pessoas podem contribuir para a Previdência Social, até mesmo os trabalhadores autônomos, ou seja, que não possuem registro em carteira. Apesar do procedimento de recolhimento do valor ser diferente, o objetivo é o mesmo: Ter uma aposentadoria no futuro.

Profissionais que prestam serviços temporários em empresas e não possuem vínculo empregatício também podem se inscrever como Contribuintes Individuais. Pessoas que se enquadram nessa classe são autônomos e freelancers, por exemplo, que prestam serviço para outras empresas ou pessoas e que pode fazer o pagamento de seu INSS mensalmente.

pagar

Outra categoria que podem se tornar segurados são pessoas sem renda própria, como os estudantes, as donas-de-casa e os desempregados. Para esses casos, o pagamento deverá ser feito na categoria “Contribuinte Facultativo”. Vamos dar algumas dicas de como pagar o INSS autônomo em 2011 (ou qualquer época, com as atualizações adequadas).

Primeiramente, quem é trabalhador autônomo poderá se filiar ao RPGS (Regime Geral de Previdência Social), e assim fazer o seu pagamento mensal do INSS, utilizando no mínimo 20% de seu salário de contribuição, não importa qual seja a data de inscrição. Mas o que é o salário de contribuição? Trata-se da remuneração recebida por uma ou mais empresas pelo exercício de suas atividades por conta própria. Já no caso do segurado facultativo, o salário de contribuição é o valor que ele declara durante o mês.

pagar

É importante lembrar que não importa qual seja a sua categoria de contribuinte (individual ou facultativo), sempre deverá ser respeitado o limite mínimo e máximo do salário de contribuição que a Previdência estabelece anualmente. Pagar o INSS é muito importante, e muitas pessoas não tem idéia da importância disso, pois existem muitos vendedores, feirantes, artistas, profissionais liberais, e vários outros tipos que não pagam sua contribuição do INSS e a consequência apenas chega quando ele já estiver em uma idade mais avançada onde não poderá mais trabalhar, e quando vão pedir a aposentadoria, tem o seu pedido negado ou precisam esperar mais alguns anos até que se comprove, que a pessoa realmente não possui condições de se sustentar sozinha.

pagar

De fato, o processo é bem demorado e cansativo, então fica a dica: Pague o seu INSS mesmo sendo autônomo ou facultativo. Quando nós trabalhamos em regime CLT (de carteira assinada), nós acabamos “esquecendo” o pagamento do INSS que só aparece depois o quanto foi descontado de nosso holerite, pois a empresa se encarrega de descontar os 20% do salário do trabalhador e fazer o pagamento. Mas quando trabalhamos por conta própria, a atenção deve ser redobrada justamente por causa disso, nós somos os responsáveis e temos que ter disciplina.

pagar

Sendo um benefício para todos os brasileiros, a Previdência Social garante a renda do contribuinte e de sua família em caso de alguma doença, gravidez, acidente, morte, prisão ou a própria velhice. Mas para que possamos usufruir desses benefícios, é necessário que paguemos todos os meses o INSS, através de uma Guia da Previdência Social (GPS), que pode ser encontrada em papelarias. Para te ajudar a calcular o valor a ser pago, também tem a página da Receita Federal que pode te ajudar. Mas para qualquer outra dúvida, recomendamos que compareça à um posto da Previdência Social.