COMO ESCOLHER A CORTINA

21/05/2011 15:37

PASSO A PASSO PARA ESCOLHER A CORTINA

1.  Definindo o modelo da cortina

Antes de decidir o melhor tecido para a sua cortina, faça uma pesquisa em lojas e revistas e observe os modelos que você mais gosta, anotando as suas características.

Defina o comprimento da sua cortina, sabendo que para salas, livings e quartos de casal, as cortinas longas contribuem para ambientes mais elegantes e bonitos. Já os quartos infantis aceitam a jovialidade e praticidade das cortinas curtas.

 

2. Qual a finalidade desta cortina?

Observe se a cortina a ser instalada terá a função de diminuir a luminosidade ou apenas complementará a decoração e a estética do ambiente.

Avalie também a incidência de luz solar, a fim de escolher tecidos com a resistência ao desbotamento necessária em cada caso.

 

3.  Escolha os tecidos

Opte por tecidos com metragens próprias para a confecção de cortinas (em geral, 3 metros), que conferem melhor caimento à peça sem a necessidade de criar emendas e costuras adicionais.

  • Tecidos como a seda, o linho, shantung, organza, voil e transparências em geral são muito adequados para cortinas. 
  • Prefira tecidos pré-encolhidos e saiba que as cores escuras tendem a desbotar mais pela ação do sol.
  • Qualquer que seja o modelo escolhido, optar por um forro ajudará a preservar mais a sua cortina e favorecerá o controle da luminosidade com maior eficiência.

 

4. É bom saber que:

  • Para criar o “escurinho do cinema”, você pode lançar mão de recursos como persianas, rolôs e blackouts combinados às cortinas de tecidos.
  • Mesmo optando por cortinas neutras e fluidas, elementos como texturas e detalhes delicados nos tecidos, valorizam a peça sem carregar o visual.
  • Cortinas discretas são aquelas que acompanham a tonalidade existente nas paredes, sem xales, sanefas, babados e com linhas retas. São adequadas à maioria dos ambientes e podem acompanhar todo estilo de decoração.
  • Não esqueça que varões, pingentes, ponteiras e argolas também são elementos decorativos e a sua utilização deve considerar também os outros elementos existentes no ambiente.