ATRÁS DA CAMA TEM UMA JANELA...

19/05/2011 12:19

Atrás da cama tem uma Janela


Dá para colocar cama encostada na parede da janela? Não fica esquisito?
 
Nem conto a quantidade de vezes que me perguntaram isso.
 
Se a cama for de solteiro, parece que a dúvida não é tão grande. Mas se o modelo for de casal, as pessoas ficam em dúvida mesmo.
 
Então, vamos lá. Não fica esquisito e pode ficar até bem bonito se você tomar alguns cuidados:
 
 
Centralize a cama
 
Se você tiver uma janela centralizada na parede, tudo fica bem fácil. Basta posicionar a cama também no centro.
 
Mas se isso não acontece, uma dica é escolher um modelo de cortina que "cubra" toda a extensão da parede e "apague" o contorno da janela. Pode ser um tecido grosso ou um modelo com forro.
 
Ao posicionar a cama, alinhe-a ao centro.
 
 
 
 
 
 
 
 
Escolha com carinho a cor da cortina e das paredes
 
Para definir o melhor tom para a cortina e para as paredes, antes é necessário avaliar o modelo da sua cabeceira e o quanto você gostaria de destacá-lo. 
 
Se você optar por um modelo em madeira, metal, estofado, mais alto e com detalhes, opte por cortinas e paredes em tons próximos ou suaves atrás da cama, criando uma base neutra que valorizará o design e o modelo da cabeceira.
 
Aproximar as tonalidades e estampas da cabeceira e da cortina também é uma boa dica para reforçar a sensação de unidade. 

 

 
 
Cabeceira, parede e cortina no mesmo tom dão uniformidade às peças de estilo e design diferentes. Podem ser uma boa solução para deixar o ambiente mais leve e permitir qualquer arranjo ou cor no restante do ambiente.
 
 
 
 
 
Definindo a cortina e a altura da cabeceira
 
Para criar uma composição agradável, não se prenda a conceitos. Muitas pessoas acreditam que ao posicionar a cama sob a janela, a cabeceira precisa ser baixa e a cortina ter um modelo curto. Para dizer a verdade, eu acredito que a cortina curta produz o pior resultado.
 
Também não gosto muito da solução dos painéis planejados que formam uma linha horizontal abaixo da janela e qualquer tipo de persianas. Na minha opinião, esses recursos fazem o ambiente parecer mais baixo e, portanto, menor.
 
As cortinas longas imprimem a impressão de um ambiente mais alto. Fugir da linha horizontal criada pelos painéis também auxilia na sensação de amplitude, especialmente, se adotar cabeceira e mesinhas de cabeceira diferentes.
 
Sinta-se livre para escolher qualquer modelo de cabeceira, pois o segredo do bom resultado reside no tratamento que você dará à cortina e à parede atrás.
 
 
 
 
(imagens: decorpad)